Brasil aspira ser anfitrião da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027
Na quarta-feira, dia 22, o presidente Lula recebeu membros da Comitiva Oficial da FIFA, que vieram ao Brasil para uma visita às instalações que poderão acolher a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027.
O Ministro do Esporte, André Fufuca, e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, também participaram da reunião. O grupo da FIFA estará na Arena Pernambuco na sexta-feira, dia 23.
Copa do Mundo Feminina no Brasil:
- O Brasil é candidato a sediar o próximo Mundial;
- Outras duas candidaturas conjuntas (Estados Unidos/México e Bélgica/Alemanha/Holanda) também almejam receber o evento;
- A FIFA anunciará o vencedor em 17 de maio, na Tailândia.
Apoio do Presidente da República
Durante a visita realizada em Brasília, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reiterou o apoio do Governo Federal à candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027.
Responsável pela candidatura nacional, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, também participou do evento.
“Tenho certeza de que nosso país, devido à sua tradição no futebol e à estrutura de estádios já construídos, tem plena capacidade de receber esse evento, num momento de ascensão do futebol feminino no Brasil e no mundo. Será um momento de grande visibilidade para estimular o futebol feminino”, afirmou o Presidente da República, Lula.
“Esse apoio do Governo Federal é muito importante para realizarmos em 2027 a melhor Copa do Mundo Feminina FIFA da história”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Visitas às instalações brasileiras
Desde terça-feira, os delegados da FIFA estão visitando uma série de instalações no país. O Rio de Janeiro foi a primeira parada. Nesta quarta-feira, os representantes da entidade máxima do futebol inspecionaram vários locais em Brasília.
A comitiva da FIFA é liderada pela neozelandesa Sarai Bareman, diretora-chefe de futebol feminino da FIFA, e conta com mais dez delegados. Na quinta-feira, dia 22, o grupo esteve em Salvador. A série de inspeções termina na sexta-feira, dia 23, em Pernambuco.
Outras duas candidaturas conjuntas (Estados Unidos/México e Bélgica/Alemanha/Holanda) também almejam sediar o evento. A FIFA anunciará o vencedor em 17 de maio, na Tailândia.
Brasil na Copa Ouro
A competição marca o início da temporada das seleções femininas no futebol internacional. Doze participantes disputarão o campeonato entre 20 de fevereiro e 10 de março.
No último final de semana, o Brasil conheceu seu primeiro adversário — Porto Rico — que venceu o Haiti por 1 a 0 nos playoffs das eliminatórias.
Esta será a primeira edição feminina do torneio internacional com representantes da Conmebol. Além dos oito times da CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), foram incluídas as quatro melhores seleções da última Copa América (Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai).