Negociação ocorreu pouco antes do prazo de trocas da NHL
O atacante dos Penguins de Pittsburgh, Jake Guentzel, foi negociado com os Carolina Hurricanes pouco antes do prazo de trocas da NHL, anunciado pela Carolina. O acordo envolve Guentzel e o defensor Ty Smith se transferindo para Carolina, com Pittsburgh mantendo 25 por cento do salário de Guentzel.
Em troca, os Penguins recebem o ala Michael Bunting, os prospectos Ville Koivunen, Vasily Ponomarev e Cruz Lucius, juntamente com duas escolhas de draft condicionais, incluindo uma possível escolha de primeira rodada, no Draft da NHL de 2024.
“Jake é um artilheiro e armador de elite que tem produzido em alto nível durante toda a sua carreira na NHL”, disse o gerente geral dos Hurricanes, Don Waddell.
“Ty é um defensor jovem, com mentalidade ofensiva, que nos fornecerá outra opção confiável na linha azul. Estamos entusiasmados em fortalecer nosso elenco enquanto competimos para trazer a Stanley Cup de volta para Raleigh.”
Saída esperada de Pittsburgh
A saída de Guentzel de Pittsburgh era esperada, dadas as dificuldades da equipe nesta temporada e o último ano de seu contrato. Apesar de sua história como jogador-chave ao lado de Sidney Crosby, as discussões para uma extensão de contrato não progrediram significativamente.
Embora os Hurricanes não sejam normalmente grandes gastadores no prazo de trocas, eles conseguiram garantir Guentzel em meio ao interesse de outras equipes como Canucks, Rangers e Golden Knights.
Guentzel traz um talento valioso para a primeira linha em Carolina, liderando anteriormente os Penguins em gols nos playoffs durante a vitória na Stanley Cup de 2017 e ostentando uma impressionante temporada de 40 gols em 2018-19.
“A decisão de negociar Jake Guentzel, com seu contrato prestes a expirar nesta temporada, foi uma das decisões mais difíceis que tive que tomar em meu tempo na gestão”, observou o GM/diretor de operações de hóquei dos Penguins, Kyle Dubas, em seu primeiro ano.
“A competitividade, tenacidade e espírito de Jake, combinados com seu talento, produziram alguns dos maiores momentos desta era do hóquei dos Penguins”.