Ryan Smith, do Utah Jazz, solicitou formalmente um processo de expansão.
Em meio à campanha para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2034, Salt Lake City também poderia se tornar um novo lar para a National Hockey League. O Smith Entertainment Group (SEG), proprietário de várias equipes profissionais, solicitou formalmente à NHL que iniciasse um processo de expansão.
Atualmente, a capital de Utah abriga apenas uma equipe de uma das quatro grandes ligas esportivas dos Estados Unidos: o Utah Jazz, da National Basketball Association (NBA). No entanto, sua vida esportiva é bastante ativa, afirmou o SEG.
A corporação esportiva e de entretenimento possui vários ativos em Salt Lake City, incluindo o próprio Jazz, o Real Salt Lake da Major League Soccer e o Utah Royals da National Women’s Soccer League.
Quanto ao hóquei, o SEG é proprietário do Utah Grizzlies, uma equipe na East Coast Hockey League e subsidiária do Colorado Avalanche da NHL.
Por isso, Ryan Smith, presidente do SEG, imagina uma equipe da NHL prosperando em Utah, “e estamos 100% focados em fazer isso acontecer o mais rápido possível”.
A visão de Ryan Smith e do SEG
Em um comunicado divulgado hoje, Smith lembrou a paixão do grupo pelo esporte e sua missão de levar entretenimento esportivo ao mundo. Ele disse que a empresa e Salt Lake City “estão prontas para receber a NHL”.
“Estamos confiantes de que o tempo e a atenção dedicados por todas as partes trarão uma das ligas mais emocionantes e dinâmicas do mundo para nossa comunidade de forma permanente”, afirmou o empresário.
Por sua vez, o governador de Utah, Spencer Cox, lembrou que seu estado “tem uma longa história com o hóquei, a economia mais forte da nação, uma base de fãs de esportes apaixonada e a população mais jovem e ativa”.
Ele explicou: “Com a candidatura olímpica em andamento, nossa reputação de longa data como uma das maiores capitais de esportes de inverno do mundo e com a liderança comprovada de Ryan e Ashley Smith e do SEG em nossa comunidade, estou extremamente otimista em relação ao futuro de Utah”.
Resposta da NHL
O entusiasmo da empresa e das autoridades recebeu uma resposta imediata da NHL, que declarou que “apreciamos o interesse expresso pelo Smith Entertainment Group em trazer o hóquei da NHL para Utah”.
Lembraram que tiveram discussões com todas as partes interessadas ao longo dos últimos dois anos, e o Conselho de Governadores da NHL ficou impressionado com o compromisso de Ryan e Ashley Smith com sua comunidade e a paixão que demonstraram em trazer uma equipe da liga para Utah.
No entanto, a liga não fez promessas e simplesmente disse: “Utah é um mercado promissor, e estamos ansiosos para continuar nossas discussões”.
Se a expansão for aprovada, o SEG assegurou que a equipe poderia jogar seus primeiros anos no Delta Center, casa do Jazz, até que um local específico seja construído para a nova franquia. O Plano B, de acordo com o comunicado, seria agendar a estreia da nova equipe para o momento em que seu estádio permanente estiver pronto.