O destemido jovem de 17 anos está ansioso pelo seu futuro.
Endrick não tem medo de nada, e não teve medo de nada desde o momento em que, ainda criança, deixou Brasília para viver em São Paulo, tudo para alcançar o sonho de ser jogador de futebol, que tanto seus pais quanto ele perseguiram.
Ainda criança, ele não apenas já faz parte da elite do futebol, mas aos 16 anos ousou assinar um contrato com o Real Madrid e agora já começou a contagem regressiva para embarcar na aventura em Madrid.
Ele já é uma estrela e conseguiu provar isso nas últimas semanas. Primeiro, sua convocação para a seleção brasileira, depois a conquista do segundo campeonato brasileiro com o Palmeiras, e a viagem a Madrid para encontrar seus companheiros de equipe, desfrutar novamente do Bernabéu, comer com Florentino Pérez e sentir o carinho dos torcedores.
Ele transmite segurança e confiança em tudo. “Tudo começou quando eu era criança”, diz o jovem de 17 anos que está destinado a se tornar uma estrela ao falar exclusivamente para o MARCA.
Com apenas 17 anos, você dá a impressão de que pode fazer qualquer coisa, isso é verdade?
“Desde muito jovem, tive que provar que não tenho medo de ninguém. Tudo começou quando eu era muito jovem. Eu só queria jogar futebol. Eu tinha isso muito claro e para isso você não pode ter medo de ninguém ou de nada e foi isso que fiz desde muito jovem.”
Você acha que está pronto para o desafio do Real Madrid?
“Será muita responsabilidade, um grande desafio. Estou muito animado para jogar com essa camisa e aproveitar com os fãs. É um sonho que eu tinha desde criança, fazer parte do Real Madrid. Sei que ainda tenho desafios pela frente no Palmeiras e tenho que cumpri-los ou pelo menos ajudar minha equipe a estar no topo, mas é claro que já estou pensando no Real Madrid.”
Estreia na seleção brasileira aos 17 anos, o que passou pela sua cabeça naquele momento especial?
“Infelizmente perdemos ambos os jogos, mas tive a chance de jogar, de me ver lá com a camisa da seleção, algo excepcional que qualquer pessoa que queira jogar futebol sempre sonha. Também tive a sorte de estar ao lado de Vinícius e Rodrygo… foi uma excelente experiência. Espero que no futuro eu possa continuar compartilhando momentos com eles.”
O que Vinícius e Rodrygo disseram sobre como é o Real Madrid?
“Tive a oportunidade de passar tempo com eles. Lembra daquela foto dos três na bicicleta treinando? Eles me perguntaram se eu ia de férias, que eu tinha que ir. Eles me contaram muitas coisas sobre o dia a dia, sobre a importância de tudo o que acontece, sobre a grandeza que tem em todos os sentidos, mas eles me dizem que você percebe quando está lá.”
A propósito, você parece estar muito envolvido na luta de Vinícius contra o racismo?
“Já sofri racismo, mas não me importo, quanto mais eles fizerem, mais vou rir na cara deles. Estou na luta com Vini, Rodrygo e todos os que sofrem racismo. Podem dizer o que quiserem para fazer gestos para mim… não me importo e acho que os deixará mais irritados. É a melhor forma de combater o racismo.”
Suponho que você já esteja ansioso para ir a Madrid, para Valdebebas, para o Bernabéu, mas não para visitar?
“Fui uma vez. Meus pais também estavam lá e me contaram muito sobre a cidade. Espero ter a oportunidade de conhecer mais Madrid. Então terei a oportunidade de ir ao centro com meus amigos, mas só quando morar em Madrid.”
Você está ansioso para jogar uma partida no Bernabéu?
“Espero ter uma carreira brilhante lá, em um estádio grande e impressionante. É um sonho desde que eu era criança. Todas as crianças têm, muitas estrelas do futebol já jogaram lá. Fui a um jogo há algum tempo e pude sentir a atmosfera, os fãs… ficarei muito feliz em jogar lá.”
Você poderia construir o atacante ideal?
“Karim Benzema tem todas as qualidades de um atacante perfeito, embora ele esteja na Arábia Saudita agora, jogou no Real Madrid por muitos anos. Ele entende o jogo perfeitamente, é um jogador espetacular em todos os sentidos. O melhor atacante do mundo por muito tempo. Harry Kane e Erling Haaland têm as qualidades perfeitas para serem o atacante ideal de que você está falando.”
O que você espera da New Balance?
“Espero estar com eles por muitos anos. Eu me relaciono muito bem e minha família se relaciona muito bem com o que a New Balance tem a oferecer.”
Ouvi você falar sobre a importância de seus pais, os muitos sacrifícios que fizeram ao longo dos anos para que você pudesse jogar futebol, pode explicar isso?
“Foi uma jornada longa, às vezes difícil. Eles sempre me ajudaram, sempre estiveram ao meu lado e isso foi de grande ajuda. Em um momento de suas vidas, passaram por momentos difíceis, com momentos de fome e meu único objetivo é que eles nunca passem por isso novamente.”
O que você busca em cada partida?
“Me divertir e é isso que faço no campo. Eu me divirto e é isso que quero fazer. Quero ser feliz. Isso ajuda tudo a dar certo. Me divirto jogando futebol e só tenho que agradecer a Deus pela vida que tenho hoje. Escolhi um caminho complicado, desistindo do que as crianças geralmente fazem, mas foi por uma boa causa.”
Prêmios individuais são importantes para você?
“Agora não são importantes. Para mim, o importante é a equipe e sem meus companheiros de equipe não seria possível. Aproveitei o sucesso do Palmeiras e foi graças ao trabalho e à qualidade dos meus companheiros de equipe.”
Nos últimos dias, você esteve em Madrid e em Boston e foi tratado como uma estrela…
“Não consigo nem imaginar, nos meus sonhos mais loucos, que poderia vivenciar tudo o que está acontecendo comigo. Um dia conheci Channing Tatum e Garland, atletas que vi muito na televisão, porque sou fã da NBA e até jogo beisebol. Tive a sorte de sentir a atmosfera, ver os Celtics ganharem… um sonho. Até então, só tinha ido à loja da NBA em São Paulo.”
Luis Suárez admitiu que gostaria de te ver jogando pelo Barcelona…
“Assisti muitos jogos dele pelo Barcelona. Lembro de um gol contra o PSG depois de driblar Thiago Silva e David Luiz. Aprendi muitas coisas com ele e ele contribuiu muito para o futebol brasileiro.”
Muita coisa aconteceu muito rápido: Transferência para o Real Madrid, estreia no time principal do Palmeiras, estreia pela Seleção Brasileira…
“As coisas aconteceram muito rapidamente na minha vida e tenho realizado muitos sonhos. Agradeço tudo à minha família, aos meus agentes e ao Palmeiras, que confiaram em mim desde muito jovem. Em certo momento, abaixei a cabeça porque não estava jogando, respeitei a decisão do treinador e continuei trabalhando, esperando pela oportunidade que acabou surgindo.”