Foi o 13º gol de Bedard em seu 33º jogo
Na última noite da NHL antes de sua pausa de feriado, Connor Bedard e Trevor Zegras combinaram para uma celebração estilosa do lacrosse.
Bedard e Zegras marcaram cada um um gol no estilo lacrosse – ou “Michigan” – no sábado, em um par de destaques que provavelmente serão assistidos repetidamente antes que a liga retorne à ação na quarta-feira à noite.
É comumente referido como um gol de Michigan em homenagem a Mike Legg, que o realizou enquanto jogava pelos Wolverines durante o Torneio da NCAA de 1996.
O jovem de 18 anos, Bedard, executou o movimento pela primeira vez desde que foi selecionado pelo Chicago como a primeira escolha geral no draft da NHL deste ano.
Com o Chicago Blackhawks perdendo por 1 a 0 no primeiro período em St. Louis, Bedard recebeu um passe de Philipp Kurashev atrás do gol dos Blues. O centro então embalou o disco com seu taco antes de lançá-lo no canto, sobre o ombro esquerdo do goleiro Jordan Binnington.
“Não tinha ninguém lá, e pensei que era uma boa jogada, e sim, meio que fui para cima”, disse Bedard durante uma entrevista na TV entre os períodos.
Foi o 13º gol de Bedard em seu 33º jogo. Ele lidera todos os novatos da NHL em gols e assistências com 17.
“Ele tem mãos rápidas e nem percebi o que aconteceu até que entrasse”, disse o técnico do Chicago, Luke Richardson. “Essa é a visão que ele tem. Ele pode ver isso quando o disco provavelmente está tremendo um pouco. Ele coloca a lâmina por baixo e consegue lançá-lo enquanto se move. Ele é capaz de fazer essas coisas. Infelizmente, não conseguimos transformá-lo em uma vitória hoje à noite.”
Mesmo com a jogada deslumbrante de Bedard, os Blackhawks, últimos colocados, perderam uma vantagem de 5-2 no terceiro período em uma derrota por 7-5 para os Blues.
“Jogada talentosa e acho que chocou todos nós”, disse o atacante do St. Louis, Robert Thomas, sobre o gol de Bedard. “É uma jogada difícil de parar e requer muita habilidade para fazer isso com essa velocidade.”
Zegras retornou à escalação do Anaheim após perder 20 jogos com uma lesão na parte inferior do corpo. Ele assumiu o papel de centro da primeira linha anteriormente ocupado pelo novato Leo Carlsson, que torceu um ligamento no joelho direito na quinta-feira contra o Calgary.
Com 5:59 restantes na derrota por 3-2 dos Ducks para o Seattle, o jovem de 22 anos, Zegras, patinou atrás do gol e pegou o disco com a lâmina do taco antes de lançá-lo sobre o ombro de Joey Daccord da linha do gol estendida.
Não foi nada de novo para Zegras, que marcou três dos oito gols no estilo lacrosse da NHL, de acordo com os Ducks.
“Quando fui atrás do gol, é algo com que obviamente me sinto confortável em fazer”, disse ele. “Na minha opinião, não é uma jogada louca para mim. Quando aquele goleiro vai de poste a poste, geralmente você tem um pouco de espaço em cima. Por sorte, entrou.”
Zegras também marcou gols no estilo lacrosse em Montreal em 27 de janeiro de 2022 e em Arizona em 1º de abril de 2022. O atacante do Carolina, Andrei Svechnikov, é o único outro jogador com múltiplos gols desse tipo, de acordo com os Ducks, realizando o feito em 29 de outubro de 2019, contra o Calgary, e em 19 de dezembro de 2019, no Colorado.
Zegras “foi ótimo”, disse o técnico de Anaheim, Greg Cronin. “É incrível, ele ficou dois meses fora e foi talvez o cara mais físico no gelo.”