Mário Lobo Zagallo é a única pessoa a ter ganho quatro vezes o Campeonato Mundial de Futebol.
O jogador e treinador brasileiro Mário Lobo Zagallo, único a vencer quatro Copas do Mundo da FIFA, faleceu aos 92 anos, conforme anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em comunicado oficial nas redes sociais.
O comunicado não mencionou as causas do lendário Lobo Zagallo. No entanto, o tetracampeão mundial enfrentou alguns problemas de saúde no ano passado e foi hospitalizado em agosto devido a uma infecção do trato urinário no Rio de Janeiro.
O único com quatro Copas do Mundo
Mário Jorge Lobo Zagallo, nascido em Atalaia, Brasil, em 9 de agosto de 1931, é o único na história do futebol mundial a vencer quatro Copas do Mundo em sua carreira: as duas primeiras como jogador na Suécia em 1958 e no Chile em 1962, a terceira como técnico no México em 1970 e a quarta como assistente técnico de Carlos Alberto Parreira nos Estados Unidos em 1994.
Ele também detém o recorde de mais participações em Copas do Mundo em qualquer papel, com 7, sendo técnico do Brasil na Alemanha em 1974 e na França em 1998, onde ficou em quarto lugar e vice-campeão, respectivamente; e assistente técnico novamente na Alemanha em 2006.
Zagallo foi também o primeiro a ganhar a Copa do Mundo como técnico e jogador, sendo seguido por Franz Beckenbauer e Didier Deschamps. Como jovem soldado, Zagallo esteve presente até mesmo no ‘Maracanazo’ do Brasil em 1950, fazendo parte da operação de segurança no campo. Após a morte de Pelé em 2022, Zagallo permaneceu como o último membro sobrevivente da equipe vencedora da Copa do Mundo de 1958 do Brasil.
Além de suas participações na seleção brasileira, Zagallo também teve uma boa carreira em clubes, jogando pelo Flamengo e Botafogo, conquistando 5 campeonatos cariocas entre 1951 e 1965. Como treinador, ele também comandou múltiplas equipes, como Botafogo e Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, além de outros destinos mais exóticos como as seleções nacionais da Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos.