Formado nas categorias de base do Grêmio, o atacante tem grandes expectativas para sua estreia no futebol europeu.
Mais um brasileiro está prestes a estrear no futebol europeu, e o destaque desta vez é o atacante Leonardo Fenga, formado nas categorias de base do Grêmio.
O jovem de 22 anos foi contratado pelo Stal Krasnik, da Polônia, em janeiro deste ano, e deve fazer sua estreia neste sábado (16), quando a IV Liga, quinta divisão da Polônia, retorna após a pausa de inverno.
Declarações de Léo Fenga:
- O brasileiro comentou que enfrentou algumas dificuldades no início devido à diferença de idioma, mas agora está adaptado ao país.
- Outra questão destacada foi a alimentação, que é muito diferente daquela à qual está acostumado no Brasil.
- Léo Fenga compartilha o elenco com mais dois brasileiros, o que tem facilitado sua adaptação inicial na Polônia.
Léo Fenga fala sobre sua adaptação à Polônia
Com pouco mais de dois meses na Polônia, Léo Fenga afirma estar adaptado ao país. Entretanto, nos primeiros dias, o brasileiro enfrentou algumas dificuldades.
“Já me sinto adaptado. O começo foi um pouco mais difícil, porque a gente não conseguia se comunicar muito bem com as pessoas, ainda não estava acostumado com um outro tipo de alimentação, mas agora já me adaptei muito bem aqui com a alimentação, com o país, e também já me adaptei com a língua, porque muitas pessoas falam em inglês, e estou fazendo aulas de inglês para poder me comunicar melhor com as pessoas aqui, e também estou aprendendo um pouco de polonês”, afirmou.
Além de Léo, o Stal também conta com outros dois brasileiros no elenco, o que facilitou a adaptação do jovem.
“A presença deles é muito importante, porque conseguimos manter uma comunicação brasileira, mesmo estando em outro país. Podemos discutir algumas situações na nossa língua e no nosso estilo. Acho que isso também foi importante para nos adaptarmos rapidamente, sabendo que temos outras pessoas aqui que podem nos ajudar. Eu os ajudo, e eles me ajudam, então acho que isso é muito importante para a adaptação”, disse o brasileiro.
A quinta divisão polonesa é dividida em 16 grupos regionais, onde o campeão de cada grupo assegura uma vaga na quarta divisão. Com 40 pontos conquistados nas primeiras 17 rodadas, a nova equipe do brasileiro lidera seu grupo.
“Com certeza estamos buscando a promoção, ser campeão. Sabemos que é difícil, mas a equipe teve uma boa temporada na primeira parte, e tenho certeza de que, com o trabalho em equipe e a união do grupo até o final, se Deus quiser, vamos colher bons frutos e alcançar nosso objetivo, que é ser campeão e conquistar a promoção para a próxima liga”, declarou o jogador formado no Grêmio.
O futebol polonês será a terceira experiência profissional na carreira do atacante. Apesar de ter passado por toda a base no Grêmio, ele não chegou a jogar profissionalmente pelo clube gaúcho. Sua estreia no profissional foi pelo Barra, em 2022. No ano seguinte, transferiu-se para o Blooming-BOL, onde disputou 16 partidas e marcou dois gols, ambos pela Sul-Americana.
Características do futebol polonês
Apesar de ainda não ter disputado partidas oficiais, Fenga já pôde observar as principais características do futebol local.
“Nos amistosos que joguei aqui, percebi que é um estilo de jogo muito técnico, em que eles valorizam muito a posse de bola e procuram sempre acertar os passes e finalizações, buscando sempre um jogo coletivo. Particularmente, acho isso muito bom, porque facilita meu estilo de jogo, que envolve receber a bola no pé e participar de um jogo construído desde a defesa. Acredito que isso é muito importante para mim e para a equipe”, analisou.
A estreia de Léo Fenga está agendada para o próximo sábado (16), às 11h, horário de Brasília, quando o Stal Krasnik visita o Grom Kakolewnica, último colocado do grupo.